Publication Date: 12/02/2025

Conference: Sculptures, Public Art and Intellectual Property: ‘The Dream of Continents’ and ‘White Bridge’

Realiza-se no próxmo dia 17 de fevereiro, pelas 14h00, na Universidade da Madeira, a conferência Esculturas, Arte Pública e propriedade intelectual: "O sonho dos continentes" e "Ponte Branca", proferida por Luis Javier Capote Pérez (Professor na Universidad de La Laguna, Tenerife).

Esta conferência está inserida no âmbito da Unidade Curricular de Laboratório de Artes Visuais 2 da Licenciatura em Artes Visuais (Introdução à Escultura) da Faculdade de Artes e Humanidades da Universidade da Madeira. 

Resumo 

As ruas de muitas cidades estão cheias de arte. Trabalhos que são presentes como parte de uma infraestrutura ou uma obra pública e que são expressões da arte pela arte. As circunstâncias da sua criação a da sua permanência são exemplos dos límites dos direitos da propriedade intelectual e o valor do serviço público que têm as infraestruturas e os espaços públicos. Dos casos da jurisprudência espanhola em Santa Cruz de Tenerife - O sonho dos continentes de Martín Chirino- e em Bilbau -A Ponte Branca de Santiago Calatrava - contam-nos duas histórias onde os direitos dos autores e da coisa pública estiveram em conflito.