Publication Date: 04/12/2024

Conference: Independent curatorship: how to (slightly) escape precariousness

No próximo dia 11 de dezembro, realiza-se a Conferência intitulada “Comissariado Independente, Como escapar (ligeiramente) da precariedade”, organizada pelo Departamento de Arte e Design da Faculdade de Artes e Humanidades da Universidade da Madeira. 

Esta iniciativa irá realizar-se no Anfiteatro 1 (Campus da Penteada), entre as 16h00 e as 17h30, e será proferida por Adonay Bermúdez (Comissário).

A conferência oferece uma leitura do papel dos curadores hoje em dia e uma análise das suas relações diretas com o público, os artistas e as instituições. Além disso, são apresentadas as diferentes formas de abordar os projectos nas esferas pública e privada e as ferramentas para lidar com os diferentes modelos de financiamento (e a sua validade ou não no sistema artístico atual): financiamento direto, financiamento indireto, autofinanciamento, projectos realizados gratuitamente e intercâmbios. Mostra também como realizar e exigir boas práticas, como abordar um projeto em todas as suas etapas (pesquisa preliminar, preparação e apresentação da proposta, contrato, escolha de artistas, plano ou textos) e como analisar o feedback de uma exposição.

A conferência é aberta ao público geral sendo de particular interesse para Estudantes de Artes Visuais do Ensino Superior e Secundário, Artes e Humanidades, História da Arte, docentes, artistas, músicos, agentes culturais, críticos, comissários.

SOBRE ADONAY BERMÚDEZ 
Adonay Bermúdez (Lanzarote, Espanha, 1985). Foi curador de exposições para o Museo Nacional de Costa Rica, CAAM (Espanha), DA2 de Salamanca (Espanha), Artpace San Antonio (Texas, EUA), MUDAS - Museu de Arte Contemporânea da Madeira (Portugal), Museo de Arte Moderno Chiloé (Chile), Centre del Carme (Espanha), Centro de Cultura Digital (México), TEA Tenerife Espacio de las Artes (Espanha) ou Centro de Arte Contemporáneo de Quito (Equador), entre outros. Foi diretor do Festival Internacional de Videoarte “Entre islas” (2014-2017), curador convidado do PlanoLisboa 2016 (Portugal), curador em 2018 do Mês de Arte Contemporânea em San Antonio (EUA), curador do INJUVE 2022 (Governo de Espanha) e diretor artístico da XI Bienal de Arte de Lanzarote (Espanha). Publicou três livros e artigos para diferentes meios de comunicação, sendo atualmente crítico de arte do ABC Cultural. Leccionou no MACRO Museo d'Arte Contemporanea di Roma (Itália), na Universidad Complutense de Madrid (Espanha), na E.N.P.E.G. La Esmeralda (México) ou na Universidad de La Laguna (Espanha) e recebeu várias bolsas de investigação no México, Equador, Colômbia, EUA ou Espanha.
www.adonaybermudez.com