Publication Date: 13/09/2024

Aulas Conferências com Ricardo Furyo Diaz

O Departamento de Psicologia da Faculdade de Artes e Humanidades da Universidade da Madeira vai realizar nos próximos dias 17 e 18 de setembro, no Campus da Penteada, quatro aulas conferências, que serão ministradas por Ricardo Furyo Diaz , professor na Faculdade de Ciências Humanas e Educação da Universidade de Saragoça (Espanha) e investigador no grupo de investigação PROSAM, para a Promoção da Saúde Mental e Prevenção do Suicídio, do Governo de Aragão (Espanha), no âmbito do Programa Erasmus - Staff Mobility for Teaching.

PROGRAMA


Terça-feira, 17 setembro 2024 

11h00 - 13h00 | Sala do Senado - Aula Conferência: A Expectativa de Autoeficácia: Conceito, Medição e Aplicações (parte I)
Aula introdutória ao conceito de expectativa de autoeficácia, sua importância e pistas para o seu desenvolvimento em pacientes.
 
Almoço
 
14h00 - 16h00 | Sala do Senado - Aula Conferência: Autoeficácia na escola: Definição e aplicações
Com base no conceito de expectativa de autoeficácia e sua importância são explicadas as formas mais comuns de aplicação no contexto escolar como, por exemplo, a autoeficácia do professor, a autoeficácia do aluno e a autoeficácia académica coletiva.
 
Quarta-feira, 18 setembro 2024 
 
9h00 - 11h00 | Anfiteatro 3 - Aula Conferência: A Expectativa de Autoeficácia: Conceito, Medição e Aplicações (parte II) 
Aula introdutória ao conceito de expectativa de autoeficácia, sua importância e pistas para o seu desenvolvimento em pacientes (continuação).
 
Almoço
 
14h00 - 16h00 | Sala do Senado - Aula Conferência: Qualidade de vida e adesão a hábitos saudáveis: O papel da expectativa de autoeficácia
Nesta palestra analisa-se o papel da expectativa de autoeficácia na adesão a hábitos saudáveis, nomeadamente, deixar de fumar, fazer exercício físico ou fazer dieta. Apresenta-se o exemplo, da adesão à dieta sem glúten na doença celíaca.

SOBRE RICARDO FUEYO DÍAZ 

Ricardo Fueyo Díaz é doutorado em Psicologia e professor na Faculdade de Ciências Humanas e Educação da Universidade de Saragoça (Espanha). Após uma vasta experiência como psicólogo em consultório privado é atualmente investigador no grupo de investigação PROSAM, para a Promoção da Saúde Mental e Prevenção do Suicídio, do Governo de Aragão (Espanha), com inúmeras publicações sobre qualidade de vida e doenças crónicas em revistas especializadas.