Promoção de Saúde Mental no Ensino Superior

Este é um projeto da UMa, financiado pela Direção-Geral do Ensino Superior (DGES), através do Programa de Promoção da Saúde Mental no Ensino Superior. Trata-se de uma excelente janela de oportunidade para reforçar significativamente o apoio aos estudantes em matéria de bem-estar e assim de prevenção de situações de doenças do foro mental, criando também boas oportunidades de formação quer aos docentes quer aos outros funcionários da instituição.

A candidatura tem o foco sobretudo nos estudantes, propondo atividades enquadradas em distintos níveis, prevendo a participação da Associação de Estudantes. Contudo, atendendo à fulcral importância da intervenção diária dos docentes, do pessoal auxiliar, dos técnicos de administração e de gestão também contempla atividades que lhes são dirigidas com o objetivo de os capacitar para um melhor contributo no ambiente e interação académicos.

Este projeto pretende propiciar o desenvolvimento saudável e o bem-estar de todos e de cada um dos membros da Academia como um desafio constante, partilhado, exigente requerendo que se adequem os diferentes contextos da Universidade da Madeira para serem promotores de mais saúde e saúde mental coletivas.

O projeto é coordenado pela Vice-Reitora para a área académica e formação ao longo da vida. Será responsável por garantir as condições de bom funcionamento do projeto, incluindo o necessário apoio logístico e reunirá regularmente com as docentes responsáveis pela coordenação e supervisão das várias atividades a desenvolver no âmbito do projeto.
As docentes responsáveis pela coordenação e supervisão das atividades desenvolvidas, por ordem alfabética, são as Professoras Dora Pereira, Isabel Fragoeiro e Rosa Henriques de Gouveia, das áreas científicas de Psicologia, Enfermagem e Medicina, respetivamente, as quais garantirão que é feita monitorização e análise de resultados e apresentarão propostas de melhoria.
As ações de formação serão desenvolvidas por docentes, técnicos da UMa e por especialistas externos à Universidade da Madeira, sempre por profissionais especialistas nas temáticas a abordar e serão organizadas em parceria com o Centro de Desenvolvimento Académico da Universidade da Madeira.
Conta-se com a imprescindível colaboração da Associação de Estudantes na divulgação das formações entre os estudantes e na criação de documentos promocionais. A Associação de Estudantes disponibilizou-se pela oferta de atividades de bem-estar e pela organização de gincanas com a participação de estudantes dos vários cursos.
Pela frequência de cursos breves sobre desenvolvimento de competências pessoais os estudantes receberão um certificado de participação.

Duração do Projeto
Fevereiro 2024 a outubro de 2026

Financiamento - Direção-Geral do Ensino Superior
144 738,00€

Resultados e impactos esperados:
-Aumento na participação em atividades de bem-estar, sobretudo dos estudantes;
-Aumento dos níveis de bem-estar de todos os elementos da academia.

São 9 as áreas de atuação:
1. Espaço de bem-estar (N1);
2. Workshops para Estudantes (N1);
3. Acolhimento e apoio personalizado aos estudantes internacionais pela equipa de saúde/gabinete do estudante Internacional (N1);
4. Espaço Saúde (N1);
5. Formação para docentes (N1);
6. Formação para pessoal técnico Administrativo e de Gestão (N1);
7. Intervenção Psicossocial (N2);
8. Grupo de intervenção terapêutica (N3);
9. Criação de um manual de procedimentos específico para sinalização e encaminhamento de situações de crise e agudas (N3).

1. Espaço de bem-estar (N1)


É um espaço que se pretende que seja bastante frequentado pelos estudantes. Neste espaço será contratualizado um serviço de dispensa de alimentos saudáveis.
Durante 2024 proceder-se-á à preparação e planeamento do espaço, efetuando o levantamento das necessidades.
Pretende-se:
-Oferecer suporte e recursos para lidar com o stress académico e profissional;
-Promover a consciência sobre a importância do bem-estar e práticas saudáveis, reforçando medidas de promoção de saúde mental e do bem-estar, para prevenção de problemas de saúde mental (Promover atividades de autocuidado, comportamentos saudáveis, a importância do descanso e do lazer, o convívio social). Está prevista a dinamização de atividades ligadas a terapia/bem-estar envolvendo a música, com orientação de uma pedopsiquiatra que colabora com a Universidade da Madeira;
-Desenvolver um ambiente inclusivo e de apoio mútuo;
-Proporcionar ferramentas para o desenvolvimento pessoal e social dos estudantes;
-Lançar um programa de atividades, de curta duração, de forma a testar diferentes atividades: Palestras sobre saúde mental; atividades de Mindfulness; Exercícios de relaxamento; Clube de literatura em saúde mental; atividades dinamizadas pela Associação de Estudantes;
-Estabelecer um plano de ação (atividades a serem realizadas ao longo dos anos): uma atividade semanal de relaxamento; uma atividade semanal de leitura /debate/ reflexão; 1 sessão de mindfulness; 4 workshops anuais sobre saúde mental e bem-estar).

2. Workshops para Estudantes (N1)


Os workshops propostos, com a duração de 1h30m a 2h, por sessão, poderão receber uma média de 30 estudantes e pretendem promover a saúde mental e o bem-estar psicológico, prevenir problemas de saúde psicológicos, promover o desenvolvimento de competências pessoais, sociais e interpessoais dos estudantes e diminuir o estigma em relação a problemas e perturbações de saúde mental. O número de edições de cada workshop é variável em função da adesão.
Os temas dos workshops são: Ansiedade; Violência no namoro; Stalking; Abuso de Substâncias; Cyberbulling; Identidade de género. Os oradores serão psicólogos especialistas nos diversos temas.
Projetos Desenvolvidos em 2024:
13 novembro – Workshop: O ABC da Ansiedade (Cartaz)
20 de novembro - Workshop: Cyberbullying (Cartaz)

3. Acolhimento e apoio personalizado aos estudantes internacionais pela equipa de saúde/gabinete do estudante Internacional (N1)


Na Universidade da Madeira, à medida que os estudantes internacionais vão chegando o Gabinete do Estudante Internacional recebe-os, orienta-os e presta-lhes apoio, procurando que a sua integração na academia e na sociedade madeirense seja feita de forma harmoniosa. Contudo sabemos que cada comunidade tem as suas próprias vivências e costumes e a adaptação ao meio e ao ambiente universitário acarreta várias dificuldades.
Assim, pretende-se melhorar a adaptação destes estudantes, promovendo um acolhimento e apoio personalizado por tipo de nacionalidade ou de curso (CTeSP, 1º Ciclo, 2º Ciclo, 3º Ciclo) ou mesmo por curso, de forma orientada pela equipa de saúde que ficará responsável pelo Espaço Saúde+.

4. Espaço Saúde (N1)


A criação do espaço Saúde+ destina-se à prestação de apoio à saúde reforçando desta forma a saúde mental da academia com uma equipa responsável pela organização, dinamização e monotorização de atividades ao longo do projeto.
Pretende-se:
- Disponibilizar apoio no âmbito da promoção da saúde;
- Reforçar conhecimentos e competências relacionadas com o autocuidado em saúde mental;
- Aumentar a literacia em saúde;
- Identificar situações de risco para a saúde;
- Atender a situações críticas e inesperadas no sentido de evitar complicações;
- Disponibilizar um espaço de diálogo seguro/ protegido sobre saúde;
- Intervir preventivamente no sentido de evitar patologias nos membros da comunidade académica;
- Reforçar e alargar a rede de apoio à saúde dos estudantes e funcionários (docentes e não docentes).
Proceder-se-á à criação de sinalética orientadora do Espaço Saúde+, de modo a tornar o espaço conhecido, acessível e convidativo. Para tal serão desencadeadas as seguintes ações:
-Adequação do espaço físico específico para os objetivos: saúde e saúde mental;
- Disponibilidade no Espaço Saúde+ de um profissional de saúde com competências e experiência para atender necessidades/situações de saúde-doença de 1ª linha de atuação, e, se necessário, adequado encaminhamento.

5. Formação para docentes (N1)


Com a pretensão de promover a literacia em saúde psicológica na comunidade docente, a promoção de boas práticas na intervenção com estudantes em situações de vulnerabilidade e sofrimento psicológico e capacitar os docentes com informação e recursos, ser-lhes-ão oferecidos cursos breves de formação de 4h sobre:
-Saúde Mental no Ensino Superior: Um Diálogo aberto;
- Como agir perante uma situação de risco e vulnerabilidade psicológica: O Papel do Docente no Ensino Superior;
- Vamos trabalhar em conjunto na construção da resiliência e na redução do stress no contexto universitário;
- Abraçar a diversidade e as diferenças: A sua importância no Ensino Superior.

6. Formação para pessoal técnico Administrativo e de Gestão (N1)


Com a pretensão de promover a literacia em saúde psicológica, sensibilizar para boas práticas na intervenção com estudantes em situações de vulnerabilidade psicológica e sofrimento psicológico e capacitar o pessoal técnico, administrativo e de gestão com informação e recursos, ser-lhes-ão disponibilizados cursos breves de formação de 4h sobre:
- Saúde Mental no contexto universitário: Vamos fazer a diferença juntos;
- Como agir perante uma situação de risco e vulnerabilidade psicológica: Estratégias para o Pessoal Técnico, Administrativo e de Gestão;
-O Papel do Pessoal Técnico, Administrativo e de Gestão na integração e adaptação de estudantes com Necessidades Especiais no Ensino Superior.
Projeto previsto para 2024
Brevemente – Formação: O papel do pessoal técnico administrativo e de gestão na integração e adaptação de estudantes com necessidades especiais no ensino superior (Cartaz)

7. Intervenção Psicossocial (N2)


Os estudantes universitários apresentam e enfrentam problemas sociais diversos (dependência financeira ou dificuldades económicas, contextos familiares de risco e de violência, problemas de saúde mental do própria ou na família, situações de internamento estudantes em risco de exclusão social, estudantes deslocados, entre outros).
Esta área de intervenção tem por objetivos: prestar informação, encaminhar e articular com os serviços da comunidade (segurança social, saúde, ...) e/ou promover respostas às situações problema apresentadas pelos estudantes em situação de vulnerabilidade social; desenvolvimento e promoção do bem-estar dos estudantes e capacitação das pessoas. Será uma atividade desenvolvida pelos técnicos dos serviços de ação social nomeadamente por assistentes sociais, através do alargamento aos estudantes do 1º ano de um programa interno dos serviços de ação social que anteriormente era dirigido apenas aos bolseiros.

8. Grupo de intervenção terapêutica (N3)


Pretende-se promover a psicoeducação, desenvolver estratégias de coping e promover o bem-estar psicológico.
Nos sucessivos anos 2024, 2025 e 2026, serão criados grupos de intervenção terapêutica para estudantes da Universidade, constituídos em grupos de 5 a 10 participantes, selecionados a partir da realização de uma sessão individual e da aplicação de instrumentos de avaliação psicológica, medida pré-intervenção. As sessões serão da responsabilidade de 1 ou de 2 psicólogos. As temáticas incidirão sobre Gestão da ansiedade e Relacionamentos interpessoais e decorrerão em 8 a 10 sessões de 1h30m. Será feita a avaliação do impacto da intervenção psicológica em grupo e a aplicação de instrumentos de avaliação psicológico e questionários – pós-intervenção (inclui avaliação de resultados pré-pós-teste).

9. Criação de um manual de procedimentos específico para sinalização e encaminhamento de situações de crise e agudas (N3)


A prestação de cuidados em situações agudas de saúde mental pode ser maximizada com a existência de circuitos de referenciação claros quer a nível interno da própria universidade, quer a nível do encaminhamento para os serviços competentes a nível do sistema regional de saúde. A criação de um manual partilhado pelos intervenientes mais diretos nestas situações, permitirá que os procedimentos sejam otimizados de acordo com um quadro de leitura comum e o acesso a cuidados diferenciados seja feito no mais curto espaço de tempo possível.
Propõe-se melhorar e aperfeiçoar os itinerários de referenciação, encaminhamento e formas de articulação interna e com o sistema regional de saúde.
Em 2024 será constituído o grupo de trabalho com docentes da Universidade da Madeira com experiência na área da saúde mental, das áreas científicas de Psicologia, Medicina e Enfermagem e com profissionais do SESARAM das mesmas áreas. Ainda em 2024 a equipa criará um manual de procedimentos, o qual passará a ser aplicado. No final de cada semestre letivo terá lugar uma reunião para avaliar a aplicação do manual e propor melhorias a implementar.

__________________________________________

Contactos
Espaço de bem-estar, Workshops para Estudantes, Formação para docentes, Intervenção terapêutica --> servico.psicologia@mail.uma.pt
Apoio personalizado aos estudantes internacionais Saúde --> servico.psicologia@mail.uma.pt; isabel.fragoeiro@staff.uma.pt; rosa.gouveia@staff.uma.pt
Académico --> estudante.internacional@mail.uma.pt;
Espaço Saúde --> isabel.fragoeiro@staff.uma.pt; rosa.gouveia@staff.uma.pt
Intervenção Psicossocial --> bemestar@sas.uma.pt
Manual de procedimentos --> dora.pereira@staff.uma.pt; isabel.fragoeiro@staff.uma.pt;rosa.gouveia@staff.uma.pt
Promoção de Sucesso

“UMa Promoção de Sucesso” é um projeto da UMa, financiado pelo Impulso Mais Digital, que promove o sucesso escolar e visa reduzir o abandono no ensino superior. O programa foca na integração dos estudantes do 1.º ano através de mentorias, tutoria docente e um sistema para prever situações de abandono. Inclui também atividades de receção e apoio académico, com a meta de aumentar a taxa de renovação de m(...)

1 / 4
Competências Digitais - DIGITAL SUL + ILHAS

O Investimento Impulso Mais Digital visa promover a formação em competências digitais em áreas não CTEAM e modernizar o ensino superior. O foco está na inovação pedagógica e na resiliência do país, formando jovens e adultos nas áreas digitais, contribuindo para um ensino de qualidade e o crescimento económico. A submedida "Reforço das Competências Digitais" tem como objetivo ampliar a formação digital (...)

1 / 4
Programa de Promoção de Sucesso e Redução de Abandono no Ensino Superior

“O Programa de Promoção de Sucesso e Redução de Abandono no Ensino Superior tem como objetivo estimular o desenvolvimento de mecanismos de apoio à integração académica dos novos estudantes e à promoção do seu sucesso, pela adoção de práticas inovadoras de ensino e aprendizagem e pelo fortalecimento das práticas de autoaprendizagem e de trabalho em equipa.”
O programa apoia financeiramente inicia(...)

1 / 4
FOSTEAM@SOUTH

O Conceito de STEM (e posteriormente STEAM) surge devido ao reconhecimento, por parte dos empresários, da escassez de profissionais altamente qualificados na integração de saberes de diferentes áreas no desempenho da sua profissão. Este conceito tem incorporado a ideia de metodologias ativas como sejam o Inquiry based Learning e o Project based Learning. Ao conceito de STEAM é acrescentada não apenas o(...)

1 / 4