Subject: Introduction to Biomechanics Applied to Civil Protection Agents

Scientific Area:

Sport

Workload:

40 Hours

Number of ECTS:

3 ECTS

Language:

Portuguese

Overall objectives:

? Promover a integração/mobilização de saberes que concorrem para uma intervenção global e pluridisciplinar em cinesiologia humana;
? Adquirir competências no âmbito biomecânica;
? Analisar o movimento humano;
? Compreender a anatomia funcional;
? Adquirir competências para a intervenção/manipulação pelo movimento;

Syllabus:

 
1. Biomechanics and Kinesiology;                                                     
2. Muscle and joint biomechanics;
3. Mechanical approach to posture and movement;
4. Functional anatomy;
5. Analysis of actions integrated into the activity;
6. Biomechanics and Ergonomics.                                                                                                          

Literature/Sources:

Enoka, R. M. (2000) - Bases Neuromecânicas da Cinesiologia. São Paulo: Editora Manole, 

Hall, S. J. (2000)- Biomecânica Básica. 3ªed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 
 
Hamill, J. ; Krutzen, K.M. (1999) - Bases Biomecânicas do Movimento Humano. São Paulo:
Editora Manole. 

Assesssment methods and criteria:

? Conteúdos programáticos abordados, com abertura à participação e esclarecimento de dúvidas. Incentivada a participação ativa dos alunos nas aulas mediante a apresentação de problemas para aplicação dos conhecimentos, sendo exigido a presença, mínima de 75% das aulas.
? Avaliação dos conhecimentos através de teste (50%), sendo exigido nota mínima de 9,5 valores, podendo ir à avaliação de recurso.
? Compreensão da aplicabilidade dos conteúdos programáticos em contexto da proteção civil, mediante a realização de trabalhos teórico-práticos que deverão ser apresentados em relatório (20%).
? Promove-se o espírito crítico e análise reflexiva através de pesquisas e leituras suplementares sobre os conteúdos programáticos, aplicando-os num trabalho de grupo com aplicação prática (30%). Desenvolvidas competências de pesquisa, organização do conhecimento, interpretação de dados, cooperação entre colegas, comunicação e fundamentação escrita e oral.