Subject: Culinary Innovation Project
Scientific Area:
Hotels and Restaurants
Workload:
60 Hours
Number of ECTS:
5 ECTS
Language:
Portuguese
Overall objectives:
Identificar tendências e espaço de inovação no sector alimentar.
Desenvolver e executar o planeamento técnico e experimental necessário à definição, formulação e caraterização de um novo produto alimentar.
Compreender os conceitos, intervenientes e as etapas de desenvolvimento de novos produtos alimentares.
Syllabus:
1. Definição e caracterização de novos produtos alimentares
2. Tendências de mercado
3. Valor acrescentado
4. Ciclo de vida de um produto
5. Etapas do desenvolvimento de novos produtos
6. Delineamento experimental na formulação de novos produtos alimentares
Literature/Sources:
Ruxton, G.D.; Colgrave, N. (2006), Experimental Design for the Life Sciences Oxford University Press, 2006
Brody, A. L., Lord, J.B. ,(2000), Developing new food products for a changing marketplace, CRC Gordon
W. Fuller (2005), New Food Product Development: from concept to marketplace, CRC
Assesssment methods and criteria:
25% participação/assuidade
40% trabalho parte - exposição escrita
35% trabalho parte - exposição oral