Subject: Enogastronomy
Scientific Area:
Hotels and Restaurants
Workload:
60 Hours
Number of ECTS:
6 ECTS
Language:
Portuguese
Overall objectives:
1.Contextualizar a evolução da gastronomia e da cozinha, desde a antiguidade, identificando as principais fontes;
2.Refletir sobre o valor do alimento e a sua dimensão cultural/económica;
3.Conhecer a tradição do banquete e da mesa;
4.Saber identificar ao longo da história as principais fontes relacionadas com o alimento e a saúde;
5.Conhecer as perspetivas histórico-culturais sobre a bebida (água, vinho e outros);
6.Adquirir conhecimentos gerais de Viticultura e Enologia, da influência das condições edafo-climáticas onde estão inseridas as vinhas no tipo de vinhos produzidos;
7.Saber identificar os tipos de vinificação e dos constituintes do vinho e o conceito "terroir";
8.Saber fundamentar o aconselhamento de um vinho, relacionando o tipo de alimentos e sua confeção com as características dos vinhos;
9.Saber identificar e decidir quais os vinhos mais adequados e tomar decisões corretas quanto ao stock e rotatividade.
10.Conhecer as etapas do processo de elaboração de um vinho.
Syllabus:
1.Síntese das principais fontes ocidentais sobre a gastronomia.
2.Estudo da alimentação da Antiguidade Clássica aos nossos dias.
3 Relação entre alimentação e saúde; a bebida e as práticas.
4.Contextos de alimentação (espaço, cultura, religião).
5.Noções básicas da viticultura e de "terroir" - história, solo, clima, cultura e intervenção humana.
6.Noções básicas de Enologia: as castas, constituintes da uva, maturação, vinificação, tratamentos, envelhecimento, estabilização e engarrafamento.
7.O controlo da qualidade e os defeitos mais comuns nos vinhos.
8.Tipos de vinhos e sua classificação.
9.O País Vitivinícola.
10.Noções de Prova Organoléptica: as ferramentas, as etapas e vocabulário específico.
11.O panorama Mundial dos Vinhos.
12.Relação dos hábitos gastronómicos das várias Regiões com o tipo de vinhos que tradicionalmente as acompanham.
13.Leitura de rótulos, sua interpretação e legislação relacionada.
Literature/Sources:
Jefford, A. (s. d.). 101 co isas que deve saber sobre os vinhos
Soares, C. (2016). Arquéstrato, iguarias do mundo grego: guia gastronómico do Mediterrâneo Antigo, Imprensa da
Universidade de Coimbra. Coimbra
Soares, C. , Pinheiro, J. (2016). Patr imónios alimentares de aquém e além-mar, Imprensa da Universidade de Coimbra.
Coimbra
Peynaud , E. (s. d.). Conhecer e trabalhar o Vinho; Descobrir o Gosto do Vinho
García Soler, M. J. (2001), El arte de comer en la antigua Grecia. Madrid.
Wilkins, J., Harvey, D., Dobson, M. (eds.) (1995), Food in Antiquity. Exete r.
Soares, C. (2010). História da alimentação na Antiguidade Clássica: os pri meiros livros de culinária, BEC 54: 43-52.
Assesssment methods and criteria:
Classification Type: Quantitative (0-20)
Evaluation Methodology: The methodology is centered in the exposition and discussion of the programmatic contents. In addition, through texts, students should be able to develop argumentative skills through classroom interventions and preparation for written and oral assessments. They are also invited to look for information to increase the level of knowledge about the contents that are analyzed in the classes. In the Enology component, there will be short films allusive to each theme, as well as study visits. The assessment consists of an exam, with a value of 50% of the assessment (xx/xx/2021), for the application of writing skills, and a project to be submitted until xx/xx/2021 (50%). The Time of Appeal consists of a written exam (100%) with contents of the theoretical component.