Subject: Financial Accounting II

Scientific Area:

Accounting and Taxation

Workload:

64 Hours

Number of ECTS:

5 ECTS

Language:

Portuguese

Overall objectives:

No final da disciplina, os alunos deverão ser capazes de proceder ao registo contabilístico de operações pontuais ou periódicas nas empresas; diferenciar instrumentos financeiros de investimentos financeiros; registar operações com terceiros, utilizando títulos de dívida; compreender e implementar a periodização de gastos das sociedades; identificar casos particulares de atividades e operações empresariais, aplicando a metodologia adequada a cada situação; identificar e registar as principais operações de fim de período das sociedades; preparar e elaborar as principais demonstrações financeiras das sociedades; identificar os principais elementos da prestação de contas das sociedades; identificar casos particulares de atividades e operações empresariais, aplicando a metodologia adequada a cada situação.

Syllabus:

  1. Outros Instrumentos Financeiros
  2. Investimentos Financeiros e Propriedades de Investimento
  3. Operações com Letras
  4. Operações Especiais de Financiamento
  5. Regime do Acréscimo e Periodização de Gastos e Rendimentos
  6. Operações de Fim de Período
  7. Demonstrações Financeiras e Prestação de Contas

Literature/Sources:

Contabilidade Financeira; Costa, C. B. e Alves, G. C., 9ª Edição (2014).

Sistema de Normalização Contabilística, 6ª Edição (2015), Porto Editora.

Borges, António; Rodrigues, Azevedo e Rodrigues, Rogério (2014) Elementos de Contabilidade Geral, 26.ª Edição, Áreas Editora: Lisboa.

Instrumentos normativos do Sistema de Normalização Contabilística, disponíveis em http://www.cnc.min-financas.pt.

Exercícios práticos das aulas.

Apresentações das aulas.

Assesssment methods and criteria:

2 testes de avaliação sem nota mínima. A nota final corresponde à média aritmética dos dois testes.

Exame de recurso/melhoria, com toda a matéria. Pode ter um peso de 100% ou 50% da nota final, prevalecendo que situação que for mais favorável ao aluno.