Subject: Didactics of Physical Education and Sport III

Scientific Area:

Didactics

Workload:

72 Hours

Number of ECTS:

7,5 ECTS

Language:

Portuguese

Overall objectives:

1) Adquirir e aplicar conhecimentos didáticos no âmbito do ensino dos Desportos de Combate, Desportos na Natureza e dos Desportos de Raquete em atividades relativas à Educação Física;

2) Desenvolver uma atitude de autoanálise crítica alicerçada em variáveis decorrentes do estudo da eficácia pedagógica;

3) Planear unidades didáticas utilizando os conteúdos dos Desportos de Combate, Desportos na Natureza e dos Desportos de Raquete;

4) Desenvolver competências profissionais no âmbito da lecionação dos Desportos de Combate, Desportos na Natureza e dos Desportos de Raquete;

5) Valorizar a dimensão humana e cultural do Desporto, cultivando a competência desportiva e entusiasta.

Syllabus:

 

 

1 Contextualização das potencialidades dos Desportos de Combate, dos Desportos na Natureza e dos Desportos de Raquete no âmbito do Sistema Educativo (ensino básico e secundário).

 

1.2 O ensino/aprendizagem destas atividades desportivas, no que concerne:

 

1.2.1 História e influências sociológicas que condicionaram a sua atual expressão;

 

1.2.2 Regulamentos e segurança da atividade;

 

1.2.3 Instalações, equipamentos e material a utilizar/adaptar;

 

1.2.4 Variáveis fundamentais a equacionar no processo ensino aprendizagem;

 

1.3 Unidade(s) didática(s) mono e poli temáticas - vantagens e desvantagens. Contextualização em diferentes níveis de ensino e objetivos a atingir.

 

1.4 Análise de situações em diferentes contextos.

 

 

Literature/Sources:

Desportos de Combate

Almada, Fernando., Fernando, C., Lopes, H., Vicente, A., Vitória, M. (2008). A Rotura. A Sistemática das Actividades Desportivas. Torres Novas: Edição VML.

Gleeson, Geof (sd) Judo. Lisboa, Publicações Europa-América.

Figueiredo, A. (1998). Os Desportos de Combate nas aulas de Educação Física. Horizonte, XIV( 81), Dossier.

Lima, A. (1998) Os Desportos de Combate (DC) como matéria de Educação Física (EF) nos Ensinos Básico e Secundário, Horizonte, XV(86), pp 17-28

Lopes, H., Fernando, C., Vicente, A., Simões, J. & Prudente, J. (2012). O Processo Pedagógico ? formas expeditas de apoio laboratorial. In Sociedade Científica de Pedagogia do Desporto (Eds) Desporto e Pedagogia, Formação e Investigação (pp. 83-92). Lisboa: Edição Coisas de Ler.

Vieira, M., Fernando, C., Apolinário, J. & Lopes, H. (2014). Os Desportos de Combate Enquanto Meio de Transformação do Homem. Revista da Sociedade Científica de Pedagogia do Desporto.1(5), 43-48.

 

Outros elementos de apoio bibliográfico considerados fundamentais, de acordo com a dinâmica das aulas, serão fornecidos e/ou indicados durante as mesmas.

 

Desportos na Natureza

Fernando, C. (2005). Estruturação das Actividades Desportivas dos Grandes Espaços ? para a micro e macro gestão. Tese de doutoramento não publicada ? UBI, Covilhã.

Almada, F., Fernando, C., Lopes, H. & Vicente, A. (2011). A Expedição ? Uma Actividade Desportiva dos Grandes Espaços. Edição VML, Torres Novas.

Fernando, C., Lopes, H. & Vicente, A., (2013). Preparing an Expedition: Performing in Uncertain Environments. 18th Annual Congress of the European College of Sport Science (ECSS) - Unifying Sport Science, (p. 525). Barcelona.

Carvalhinho, L. (2014). Desporto de natureza e turismo ativo ? Contextos e Desenvolvimento. Edição ESDRM ? IPS, Santarém.

Aercio R., Cardoso, Silva, G., Rosa, F. (2006). A educação pela aventura: desmistificando sensações e emoções. Motriz, Rio Claro, 12 (1), p.77-87.

Bibliografia específica a entregar consoante a atividade a abordar.

Assesssment methods and criteria:

Em cada um dos três módulos (Desportos de Combate, Desportos na Natureza e Desportos de Raquete), os conteúdos programáticos são abordados em sessões teóricas, teórico-práticas e práticas laboratoriais, com possibilidade de intervenção, discussão e esclarecimento de dúvidas. É incentivado o desenvolvimento de pesquisas e leituras suplementares sobre o ensino dos Desportos de Combate, dos Desportos na Natureza e dos Desportos de Raquetes, assim como a realização de planos e relatórios de prática pedagógica. É valorizada a participação dos alunos nas aulas teórico-práticas e práticas laboratoriais através do questionamento e aplicação dos conhecimentos e competências de lecionação, por isso, é exigida uma assiduidade mínima de 75%.