Subject: Interdisciplinary Seminar on Expressions
Scientific Area:
Expressions
Workload:
63 Hours
Number of ECTS:
6 ECTS
Language:
Portuguese
Overall objectives:
Objetivos
- Refletir sobre os processos de aprendizagens emergentes da interdisciplinaridade das expressões;
- Compreender os processos metodológicos interdependentes na perspetiva interdisciplinar;
- Elaborar projetos, no âmbito das expressões, de forma a quebrar compartimentos disciplinares;
- Realizar trabalho de caráter coletivo interdisciplinar no âmbito das expressões
- Analisar a importância da interdisciplinaridade como uma ponte para as diferentes áreas das expressões do curso de educação básica.
Syllabus:
Nota de Apresentação da Unidade Curricular
A reflexão sobre a abordagem transdisciplinar das expressões, os processos de aprendizagem emergentes, e as opções metodológicas implica olhar os projetos de expressão artística e motora, enquanto oportunidades para o desenvolvimento de experiências pessoais, sociais e educativas, que acontecem em espaços formais e não-formais de aprendizagem, na educação ao longo da vida. Os conteúdos concorrem para a ideia de que estes projetos devem ser valorizados pelas suas características processuais e não apenas pela demonstração, por vezes estereotipada, de apresentação de eventos festivos nas escolas. A atitude participativa do estudante, nos seus processos de aprendizagem, e a reflexão crítica, desencadeia uma visão interdisciplinar das expressões e a compreensão sobre a importância do trabalho de caráter coletivo, nas diferentes organizações educativas.
Literature/Sources:
Eurydice (2010). Educação artística e cultural nas escolas da Europa. Extraído em 20 de setembro de 2020 de https://www.dgeec.mec.pt/np4/np4/%7B$clientServletPath%7D/?newsId=192&fileName=educacao_artistica.pdf
Fourez, G. (2008). Abordagens didáticas da interdisciplinaridade. Lisboa: Instituto Piaget
Gudova, M., Lisovetc, I., & Tapilina, E. (2016, novembro). The Formation of Sensual Synesthesia Abilities in Contemporary Art Education. Em Z. Bekirogullari, M. Minas & R. Thambusamy (Eds.), European Proceedings of Social and Behavioural Sciences EpSBS (pp. 705-713). https://doi.org/10.15405/epsbs.2016.11.73
Kandinsky, W. (1991). Do Espiritual na Arte (2.ª ed.) Lisboa: Publicações Dom Quixote
Lopes, M. (2011). O saber dramático: a construção e a reflexão. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian e FCT
Meirieu, P. (2012). Aprendre... oui, mais comment? Issy-les-Moulineau: ESF.
Nogueira, M. (2017). Práticas interdisciplinares: A interdisciplinaridade na educação básica e na educação ambiental. Curitiba: Appris
Pire, J. (2012). L'art à l´'école. Paris: La documentation Française (2012).
Prado, H. & Fazenda, I. (2016). Interdisciplinaridade? pensar, pesquisar e interagir. São Paulo: Cortez.
Read, H. (2007). Educação pela arte. Lisboa: Edições 70
Rinaldi, C. (2012). A escola inteira como atelier. In L. Gandini, L. Hill, L., Cadwell, & C. Schwall (Eds.). O papel do atelier na educação infantil: a inspiração de Reggio Emilia. Porto Alegre: Penso
van Campen, C. (2007). The Hidden Sense. Synesthesia in Art and Science. Cambridge: The MIT Press
Assesssment methods and criteria:
Metodologia e Avaliação
Esta unidade curricular prevê o desenvolvimento da metodologia de trabalho de projeto, realizada pelos estudantes na resolução de problemas apontados no âmbito das expressões, a análise documental, o debate de ideias, as visitas de estudo acompanhadas de observação e entrevistas, planificação de trabalhos de sistematização das temáticasestudadas, de caráter individual e de grupo. O trabalho e a dinâmica em pequeno e grande grupo, inerente ao caráter desta unidade curricular, desencadeiam metodologias participativas. O tipo de avaliação a desenvolver é formativo, num processo contínuo de aprendizagem, com a seguinte ponderação:
Avaliação contínua: 20%
Trabalho individual: 40% (kit sonoro)
Trabalho de pares: 10% (análise e apresentação oral do artigo)
Trabalho de grupo: 30% (ilustração, sonorização e dramatização de um poema)