Jesus Maria Angélica Fernandes

Campus Universitário da Penteada, Piso -1, Sala 01.78

jesusc@staff.uma.pt

(+351) 291 705 203 / 5203

Nota Biográfica

Professora Catedrática

Formação Académica
2003, Agregação em Currículo com Lição pública sobre ?A dimensão política do Currículo?, Universidade da Madeira ? Portugal;
1996, Doutoramento em Formação de Professores, Universidade da Madeira ? Portugal;
1995, Doutoramento em Lettres et Sciences Humaines, CERSE-Université de Caen ? França;
1986, Mestrado em Educação ? Análise e Organização do Ensino, Universidade do Minho ? Portugal;
1975, Licenciatura em Filologia Germânica, Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa ? Portugal.

Categoria Profissional
Desde 2004: Professora Catedrática
2003-2004: Professora Associada com Agregação
2001-2003: Professora Associada
1998-2001: Assistente
1988-1998: Professora Adjunta
1977-1986: Professora dos Ensinos Básico e Secundário

Responsabilidades Institucionais:
Coordenadora do Departamento de Ciências da Educação, UMa;
2008-2016: Membro do Conselho Geral, UMa;
2007-2016: Diretora do Centro de Investigação em Educação, UMa;
2010-2012: Presidente da Faculdade de Ciências Sociais, UMa;
1996-1998: Vice-Reitora da UMa para os Assuntos Pedagógicos.

Experiência Científica
Expert for Marie Sk?odowska-Curie Individual Fellowships H2020-MSCA-IF-2016 European & Global Fellowships - Scientific Panel ECO-SOC.
Membro da Red Iberoamericana de investigación sobre la calidad de la Educación Superior.
Membro do Executive Council of European Society of Ethnography and Education, 1999-2008.
Membro do Administrative Council of the Association for Teacher Education in Europe (ATEE), 2000-05.
Líder da Equipa de Avaliação Externa dos cursos em Educação na Lituânia, 2008-09, e 2013-14 - Studiu Kokibès Vertinimo Centras (HE Quality Assessment).
Membro do Conselho Consultivo da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (SPCE)
Diretora do Mestrado em Supervisão Pedagógica.
Diretora do Doutoramento em Currículo e Inovação Pedagógica.

Publicações

- Currículo, Fronteiras e Migrações, SOUSA, J. M., 978-989-8525-57-4, CIEd, Instituto de Educação, Universidade do Minho, 2018

- Escola em sofrimento?, SOUSA, J. M., 978-989-8805-23-2, Universidade da Madeira, 2018

- O Impacto do Doutoramento de Caen, SOUSA, J. M., 978-989-8272-28-7, EDUCA - Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 2018

- (Contra)Tempos de Educação e Democracia, Evocando John Dewey, CIE-UMa, 978-989-95857-8-2, (Contra)Tempos de Educação e Democracia, Evocando John Dewey, 2017

- A avaliação dos cursos em ciências da educação de uma universidade da ultraperiferia: o caso da Universidade da Madeira, FINO, C. N. & SOUSA, J. M., 978-989-96261-6-4, XIII SPCE: fronteiras, diálogos e transições na educação, 2017, 10

- A prática pedagógica indígena como perspectiva de inovação, LEITE, A. & SOUSA, J. M., 2448-4210, Encontro Internacional Trabalho e Perspetiva de Formação de Trabalhadores, 2017, 14

- A relação de poder entre o Currículo e a Didática. O caso da Universidade da Madeira., SOUSA, J. M., 978-989-95857-8-2, CIE-UMa, 2017

- Discutindo conceitos em torno do Currículo, SOUSA, J. M., 1983-6597, Revista Tempos e Espaços em Educação, vol. 10 (23), 2017, 11

- Knowledge and Curriculum Boundaries?, SOUSA, J. M., 2182-7168, European Journal of Curriculum Studies, Vol 4 (2), 2017, 12

- Portugal, SOUSA, J. M. & FINO, C. N., 978-3-8340-1705-5, Schneider Verlag Hohengehren, 2017

Habilitações Académicas

- Doutoramento em Lettres et Sciences Humaines, 1995, Université de Caen